Tuesday, January 22, 2008

Five Years in the Row

Em 2 de dezembro e 2007 fez 5 cincos seguidos que corri a Maratona da Califórnia (Califórnia International Marathon - CIM). Em Dezembro de 2003 não foi só minha primeira CIM, como também foi minha primeira Maratona. Eu tinha começado a treinar para esta prova em Junho pra terminar muito mal fisicamente em Dezembro. Eu achava que estava bem treinado, e na realidade foi melhor que o objetivo traçado pelos camaradas que disseram que eu podia acabar em 4 horas. Fiz em 3 horas e 52 minutos. Mas não conseguia andar depois da prova... Empaquei literalmente e não dormi de dores a noite.
A de 2004 foi marcada por um excesso de provas no ano (inclusive a maratona de Nova York 4 semanas antes) e uma Gripe terrível nos dias anteriores a prova e inclusive piorou após. Eu estava tão agasalhado antes, durante e a Susana me colocou roupas secas depois que mal lembro qual era a minha camiseta... Mas terminei em 3 horas e 46 minutos.

A de 2005 foi quando eu tentei correr com um grupo que um deles controla o ritmo para terminar em um horário determinado. Corri com o grupo pra terminar em 3 horas e 40, mas não resisti e nas últimas duas milhas corri na frente do grupo e terminei em 3:39 apenas.

A de 2006 foi um ano sem muitos treinos longos (new baby at home...)porém eu queria ir só pra manter a tradição. Terminei em 3 horas e 37 minutos... dois minutos mais rápido que o ano anterior mas para uma prova de 42 kilometros... sei lá... pouco.

2007 foi o ano que eu estava decidido a quebrar o recorde pessoal da Kathy Whiteford. Ela corre no nosso grupo e sempre me desafia no final para um sprint. Digamos que corremos no mesmo ritmo, mas ela tinha um tempo recorde pessoal de maratonas de 3 horas e 35 minutos. Eu já tinha vencido ela nas provas de 12 km, 10km, 5km e meia-maratona.. faltava maratona. Em Boston ela terminou a 31 Segundos na minha frente!!!
Terminei a CIM de 2007 em 3 horas e 33 minutos (e 33 Segundos)!!! 1 minuto e meio mais rápido que ela. Ela não correu esta prova mas me acompanhou torcendo a cada 5 milhas e estava na reta final gritando igual louca.

Abaixo a foto de 2007 e a de 2003. Mesma cara, mas os cabelos Brancos...


A maratona começa em Folsom, bem na barragem do lago e termina no centro de Sacramento, em frente ao palácio do Governo do estado.
Uma das particularidades pessoais destas provas foi que em 2003 eu tinha medo de não terminar e marquei um ponto de encontro com a Susana caso eu não aparecesse em 4 horas e meia. Com 3 horas e 45 passei em frente do ponto de encontro (tipo uma padaria deles, mas sem pão nem café) e ela não estava lá... aí resolvi olhar o relógio e vi que estava 15 minutos adiantado para 4 horas de prova ou mesmo as famosas 4 e meia de desistencia. Ela estava na Linha de chegada, com uma Multidão de expectadores e quando me viu começar a me chamar assim "Morzão "... eu sabia que naquele bando de americanos ou latinos eu era o único Morzão ali...
Quando eu a achei, seguindo as vozes, ela estava chorando (muito...) , de emoção ela disse...
Em 2005, a Stella tinha apenas 2 meses de idade e a Susana não ia estar na linha de chegada. Mas neste dia também era a final do campeonato Brasileiro de futebol e se o Corinthians perdesse de pouco pro Goiás, seria campeão, independente do resultado do Inter de Porto Alegre. Terminei a maratona, fui pegar minha Swater bag com roupas secas que deixei em um ônibus na largada e foi de encontra a Robbin e Jeff que era com eles que eu voltaria e meu celular e carteira estavam na van deles, que por sinal nos levou até a lagada. Antes de entrar na van, liguei pra Susana pra saber o resultado do jogo e ela disse assim: "Perdeu mas foi Campeão"!. Comecei a rir sozinho e alto e ninguém entendendo nada. Especialmente porque a Susana não estava contente com este resultado. Mas eles achavam que ela estava me dizendo palavras de felicitações sobre a maratona.
Em 2007 foi ao contrário... ela foi com a Stella pra linha de chegada mas não tinha terminado ainda o jogo do Corinthians contra o Grêmio. Portanto ela não ficou sabendo mas também não deixou eu ligar pra ninguém.... Mas isso provou que eu estava mais rápido também.
Chegando em casa corri pra internet e vi o resultado... do rebaixamento do Timão e fiquei quieto, triste e sem ação. Só dava ela lá da cozinha gritando: "e aí? Caiu? caiu? diz algo Rodrigo" Só consegui dizer: Caiu.. e ela gritou de alegria... como se estivesse comemorando um campeonato.
2005 eu feliz depois da CIM e em 2007 ela. Não pelo resultado da prova em si, mas pelo Corinthians.
Desde 2004 também largo na prova com uma Touca cor de ferrugem que a Susana me fez comprar no Wal-Mart no sabado a noite anterior a prova (paguei US$1.00). Como eu disse em 2004 eu estava maus de gripe. Consegui tirar o gorro na milha numero 20 apenas (pra uma prova de 26 milhas, imagina quão frio estava pra mim). Mas o Marty, que corre conosco no grupo de sábado viu eu jogando o gorro na sarjeta perto de um posto de coleta de roupas pra doações e ele pegou. Ele correu as últimas 7 milhas da prova com o Paul, como se fosse "Pacer". Ele me entregou depois de ter terminado a prova e disse :"esse é seu Marcos". E eu achando que tinha me livrado dele...
Em 2005 foi o Gordon que pegou depois de eu ter jogado e não ter visto o Gordon ali, como expectador.. o mesmo gorro... em 2006 foi a Amy, depois que o Pat, marido dela, correndo atrás de mim, viu, pegou e entregou pra ela dizendo que era meu.. e em 2007 foi a Debbie, na milha de numero 2, quando ela esperava o marido passar e me viu e não disse nada.. achei que não tinha conhecidos pra jogar ali. Decidi que jogarei este gorro fora não na CIM. Mas me livrarei dele.. apesar que uso uma vez por ano apenas...

Friday, January 18, 2008

Roasting Experience

As vezes o pessoal me pergunta o por que eu torro café... mas eu nunca sei se respondo que eu torro pra correr ou se corro pra torrar...
Brincadeiras a parte, eu gosto muito de café (mais do aroma que do sabor, confesso) e neste país que se consome muito café (ruim na maioria) diariamente, resolvi me meter neste ramo para aprender sobre qualidade e bom gosto.
Neste coffeeshop e Roastery que trabalho como "part time" em Lincoln, CA, foi para ajudar a dois amigos a iniciarem o negócio e ter a oportunidade de aprender mais do Business e torrar café.
Hoje o casal amigo já se divorciou, já brigaram, os negócios ja foram bem e estão mal, fizeram as partilhas e eu continuo lá e eles denpendendo do meu trabalho pra venderem café... pra desespero da Susana que detesta este meu segundo emprego que insisto em chamar de Hobby! Bem porque eu costumo dizer que eu pago pra trabalhar lá por ganhar o salário mínimo do estado da Califórnia e ter que ir só uma vez por semana por duas a 3 horas trabalhando.

Na foto segue eu terminando de torrar um "batch" de café Brasileiro e mais consumido. Foi eu quem escolhi como deveria ser torrado o café Brasileiro e deixei os outros tipo de grãos para eles (Colombiano, Mexicano, Guatemalteco, da Costa Rica, da sumatra, da Nova Guiné, do Quênia, etc)... E todo cliente que experimenta nosso "espresso" (escrito como em italiano) pede pra comprar aquele tipo de café utilizado : Do Brasil.
O café Brasileiro vende numa proporção de Dois para um (2 : 1) do segundo mais vendido (Papua New Guinea - da Nova Guiné). Agora tem até outras lojas de café na região (coffeeshop que vem comprar este café brasileiro conosco.
O interessante que eu decidi como seria a torrefação do café brasileiro (escuro, mais dark que os outros mas menos que o de Kona) somente comparando coloração dos cafés que eu trazia do Brasil (muambas nas malas). E eu tinha que torrar, esperar um dia pra assentar a cor e moer pra ter certeza que era igual. Depois experimentava.
Deu no que deu : garantia de bom negócio com alta qualidade e bom gosto.



Essa máquina torra 15 libras por vez (em torno de 7 quilos apenas) mas depois de torrado temos apenas 10 libras (4,5 kg).

Thursday, January 17, 2008

New Year Resolution (Trying Again)

Essa frase do título deste posting quer dizer qual é seu objetivo, plano, realização para o Ano Novo. Em Primeiro de Janeiro de todo ano fazemos esta promessa. Em 2005 eu disse que queria dormir mais, porém em Janeiro mesmo a Susana estava grávida e foi um tal de levantar 10 vezes por noite para ir ao banheiro ou ficar rolando na cama até achar uma posição... depois em Outubro chegou a Stella e dormir... só quando ela queria.
Para 2006 eu disse que eu queria correr mais rápido... me machuquei e mal consegui correr durante o ano. Só em Dezembro que deu pra fazer a média na maratona da Califórnia.
Para 2007 eu disse que queria ser GORDO, mas muito gordo mesmo, a ponto de ser tão gordo que as pernas não aguentarem o peso do corpo e ter que andar de cadeira de rodas (motorizada). Não consegui... até emagreci mais de tanto correr e ter uma dieta excelemtemente equilibrada pela Susana....
Em 2008 vou tentar novamente.

Abaixo eu e o meu irmão, Marcelo, na Kings Beach, uma praia em Lake Tahoe. Estávamos com temperaturas negativas além de gelo e neve na praia, mas se vamos pra praia é pra entrar na água também. Essa é minha última visão "good shape" que foi em Dezembro de 2007.
Na outra foto segue a camisa que quero comprar em Dezembro de 2008 : Extra, extra, extra, extra, extra Grande.



Breve Relato dos Eventos do Final do Ano Passado e Começo deste (Festas)

Para as festas de 2007/2008 recebemos em casa a visita da Sandra (Tia Bilu) e meu irmão Marcelo e família (Marcia, Lais e Luiza).
A Tia Bilu chegou dia 23 a noite e foi conosco na ceia na casa do Gian. Já o Marcelo e família chegaram no dia 25.
Assim que chegamos fomos abrir os presentes que o Véio Barbudo (Santa Claus pra eles aqui) deixou ou mandou trazer do Brasil:

A Noite, pra não deixar ninguém dormir as 4 horas da tarde, fomos andar pela vizinhança para ver as luzes de Natal. Tava frio "por Bosta" e muito seco.
No sábado, depois e um dia de compras de roupas de frio, fomos para San Francisco. Aqui nós todos reunidos no jardim do Palácio de Belas Artes (Palace of Fine Arts).


Antes de seguirmos subindo a Serra, teve mais dia de compras e uma parada estratégica para almoço. Aqui a Lais queria que o Marcelo tirasse uma foto para mostrar para meu pai que eu estava almoçano de Boné ("O Vô vai te dar uma bronca!"). Sem dizer que ela não reparou que eu tomei água depois de tomar sopa...opsss. Sorry Véio!



Fomos para Lake Tahoe, nas montanhas, e aproveitamos o dia 31 para brincarmos na neve. Aqui a Nação Corinthiana escorregando no "slide" . Corinthianos no frio ou Calor.

Os Brasileiros da região aqui, alugamos uma casa para o reveilion em Tahoe. Nesta foto todos os adultos na cozinha (Menos o Zé que tirou a foto). Mas da esquerda pra direita: Marcia, Sandra, Lala, Gian (alto), Susi (baixo), eu (bem na hora que alguém me passou a mão), Egídio (alto), Lucia (baixo) e Julia.

A Stella foi a que mais aproveitou e curtiu a visita das primas e tios, que tudo era motivo para brincar, correr, chamar, etc...
Fomos para San Francisco, Tahoe e Monterey Peninsula.
Depois de Monterey O Marcelo e familia seguiram para Los Angeles (Disney, Universal, etc) e San Diego (Sea World).
A Tia Odila, digo, Tia Bilu, seguiu assistindo novelas aqui em casa até ser despachada novamente para a Philadelphia, Pensilvania... voltando ao batente.







Wednesday, January 16, 2008

Welcome to My World!!


Aqui tentarei relatar, descrever, narrar algumas experiências e histórias minhas e de minha família em 2008.


Se você esta acessando este Blog é que foi convidado e ou indicado... portanto fique a vontade para mandar mensagens também:




Tentarei manter o máximo de atualiazações possíveis, mas os assuntos principais serão:

- Família

- Passeios

- Corridas (Maratonas e treinos)

- Triatlons

- Timão e Macaca (Futebol Paulista)

- Café e coffeeshops

- Mulher Bonita

- Experiência de vida na Califa

- Supply Chain (menos importante aqui)
- "Você Acha que eu não consigo ?"


Abraços

Marcos Rodrigo