Wednesday, March 19, 2008

Way "Too" Cool Race Report

Desde que me meti em correr estas provas de Trilhas e distância superiores a de Maratonas (42km), aprendi a gostar mais destas paisagens e trilhas ecológicas e mais macias que o asfaltos de grandes cidades. Para este tipo de corrida eles chamam de Ultramaratona por se tratar de ser mais longa e mais difícil pelo terreno acidentado.

A prova Way to Cool (Cool é o nome da cidade de 800 habitantes no topo da serra e na beira da rodovia 49 que corta a mata e vales, e que Cool quer dizer, algo como, Legal em Português) foram 50 Kilometros em trilhas, terra e muitas subidas e descidas, e 500 corredores. A inscrição foi no segundo Domingo de Dezembro pra correr em Março. E a prova preencheu em 11 minutos, via internet, para o limite máximo.

Eu estava decidido a quebrar o tempo do ano passado e ficar em torno de 6 horas. Consegui ficando em 5:52, que foram 30 minutos mais rápido que ano passado.
A prova é super organizada, o pessoal super prestativo, corredores camaradas e estava um tempo bom num lugar fantástico.
Foram muitos córregos, montanhas, descidas, subidas aterrorizantes e satisfação de chegar ao final.
Os outros companheiros que treinamos juntos tiveram também bons tempos, exceto a dupla que correu uma maratona 6 dias antes e encarou essa prova como divertimento e treino para Boston Marathon em Abril.

Eu quis correr sozinho para impor meu ritmo mas acabei correndo as primeiras 9 milhas (15 km) com a companhia do Dan (a Susi chama-o de Dan Bobão, pra vc ver como o cara é legal). Ele falou o tempo todo, conversou e colocou o assunto em dia e eu só ouvindo... não só eu, mas todos perto e que se atreviam a falar com ele ficavam preso no papo e me livrava um pouco. Depois disso consegui escapar dele indo mais rápido e ele ficou conversando com uma velha.
E por falar em idosos... minha batalha nesta prova foi contra um senhor de 73 anos de Idade!!! Isso mesmo, 73.
Depois da metade da prova, ele me passava nas descidas e eu o passava nas subidas... o véio mal andava nas subidas, mas disparavas nas descidas. Em uma delas, por volta do km 40 eu o vi cair no chão, levar um capote no final de uma descida e achei que era minha chance... apesar da maldade eu ajudei-o a levantar-se quando cheguei perto e ele agradeceu e disparou na minha frente. Vi que os braços, pernas e ombros estavam bem sujos de terra e esperava que algo ali estivesse dolorido e atrapalhasse o desempenho dele a partir dali... que nada ... mesma estratégia.
Faltando 5 km, ele me passou na descida e eu sabia que teria uma subida antes do final... mas até eu estava lento na subida depois de 45 km correndo... eu conseguia ve-lo e diminuir a distância mas tinha de 1 a 2 km apenas para alcançar e passar... esses 2 kilometros finais eram "rolling hills" (nem tanta subida ou descida, mas também não era reto). Conclusão: passei 3 corredores mas não passei ele... que chegou 20 Segundos na minha frente e disse pra mim quando cruzei a linha de chegada: Bom trabalho, Filho ! (Good job, Son!) e esticou o braço pra apertar minha mão... Não consegui dizer nada a não ser "você também " ... mas espero que ele não tenha lido meus pensamentos porque estava xingando aquele véio com idade pra er meu avô, me chamando de filho e dizendo coisas irônicas por não ter pego ele.... Ok, pensei em Português, mesmo.

Abaixo uma foto de quando eu estava no alto da trilha e tinha que descer, cruzar o córrego e subir...

2 comments:

Aline Tanaka Leonardo- Portfolio said...

That's really COOL... Eu queria conseguir correr por 20 minutos ja tava muito feliz...
Congratulations! As the old man said "Good job Son" :)
Have a great Easter
aline tanaka

Naty said...

Marcos, recebi seu email e comentario no blog. Eu ia te perguntar qual eh o seu running schedule mas eu vi que voce colocou no blog! Valeu.. ajuda muito.
Eu tava pensando em me inscrever pra Maratona de SF. Voce nao vai participar dessa?

beijos!
Naty