Friday, January 18, 2008

Roasting Experience

As vezes o pessoal me pergunta o por que eu torro café... mas eu nunca sei se respondo que eu torro pra correr ou se corro pra torrar...
Brincadeiras a parte, eu gosto muito de café (mais do aroma que do sabor, confesso) e neste país que se consome muito café (ruim na maioria) diariamente, resolvi me meter neste ramo para aprender sobre qualidade e bom gosto.
Neste coffeeshop e Roastery que trabalho como "part time" em Lincoln, CA, foi para ajudar a dois amigos a iniciarem o negócio e ter a oportunidade de aprender mais do Business e torrar café.
Hoje o casal amigo já se divorciou, já brigaram, os negócios ja foram bem e estão mal, fizeram as partilhas e eu continuo lá e eles denpendendo do meu trabalho pra venderem café... pra desespero da Susana que detesta este meu segundo emprego que insisto em chamar de Hobby! Bem porque eu costumo dizer que eu pago pra trabalhar lá por ganhar o salário mínimo do estado da Califórnia e ter que ir só uma vez por semana por duas a 3 horas trabalhando.

Na foto segue eu terminando de torrar um "batch" de café Brasileiro e mais consumido. Foi eu quem escolhi como deveria ser torrado o café Brasileiro e deixei os outros tipo de grãos para eles (Colombiano, Mexicano, Guatemalteco, da Costa Rica, da sumatra, da Nova Guiné, do Quênia, etc)... E todo cliente que experimenta nosso "espresso" (escrito como em italiano) pede pra comprar aquele tipo de café utilizado : Do Brasil.
O café Brasileiro vende numa proporção de Dois para um (2 : 1) do segundo mais vendido (Papua New Guinea - da Nova Guiné). Agora tem até outras lojas de café na região (coffeeshop que vem comprar este café brasileiro conosco.
O interessante que eu decidi como seria a torrefação do café brasileiro (escuro, mais dark que os outros mas menos que o de Kona) somente comparando coloração dos cafés que eu trazia do Brasil (muambas nas malas). E eu tinha que torrar, esperar um dia pra assentar a cor e moer pra ter certeza que era igual. Depois experimentava.
Deu no que deu : garantia de bom negócio com alta qualidade e bom gosto.



Essa máquina torra 15 libras por vez (em torno de 7 quilos apenas) mas depois de torrado temos apenas 10 libras (4,5 kg).

1 comment:

Aline Tanaka Leonardo- Portfolio said...

I want some Brazilian coffee too :)
I will see you at Miche's Party tomorrow